(3) Agenda e Fomulação de Políticas Públicas de Juventude


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DEMOCRATIZAR A DEMOCRACIA ─ REIVENTAR A EMANCIPAÇÃO SOCIAL: PARA NOVOS MANIFESTOS - Boaventura de Sousa Santos Leonardo Avritzer  208k versão 5 4 de jul de 2010 13:37 Administração Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
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O trabalho discute a definição de jovem, enfocando as juventudes no Brasil no quediz respeito às formas de transição para a fase adulta, analisando as dimensões daescola, do trabalho e da família. Baseou-se em uma análise dos dados das PesquisasNacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, de 1982 e 2002.Procurou-se explorar as variadas formas de transição para a vida adulta entre osjovens que se tornaram independentes, saindo da casa dos pais na condição de chefese cônjuges, e entre os que nela permanecem na condição de filhos e outros parentes.Os resultados enfatizam uma multiplicidade de situações em que a transição podeocorrer. Sugere-se que os processos são marcados por trajetórias não-lineares das fasesda vida, podendo, por exemplo, os filhos virem antes do casamento, o casamentoantes da inserção no mercado de trabalho, e assim por diante. Na mesma direção,considera-se que essa transição pode ocorrer em novos arranjos familiares que nãopassem necessariamente pela saída da casa dos pais. Não foi possível concluir notrabalho, em função da insuficiência de dados, se os processos são ou não reversíveisno tempo, mas considerou-se que as etapas do processo de transição carregampossibilidades de reversão.  344k versão 6 4 de jul de 2010 17:05 Administração Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
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As últimas décadas registraram o ressurgimento da importância do campo de conhecimento denominado políticas públicas, assim como das instituições, regras e modelos que regem sua decisão, elaboração, implementação e avaliação. Vários fatores contribuíram para a maior visibilidade desta área.  71k versão 2 11 de jul de 2012 23:36 Administração Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
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Por um novo paradigma do fazer políticas de/para/com juventudes. Reflete-se sobre políticas públicas de/para/com juventudes, levando em conta uma série de complicadores. Após um breve histórico sobre enfoques de políticas que têm os jovens como objeto na América Latina, parte que se constrói com apoio de informações em distintas publicações, com destaque para o caso brasileiro, discute-se os seguintes complicadores para processar a elaboração e o acompanhamento de políticas de/para/com juventudes: o paradigma conceitual sobre juventude; as condições de vida das juventudes no Brasil; o macro cenário ou o paradigma sócio-políticoeconômico- cultural; a formatação convencional das políticas públicas; e a formatação das políticas públicas elaboradas para a juventude. Ao final, destacam-se proposições de ações, considerando os jovens em diversas dimensões, elaboradas pelos próprios jovens, em diversas localidades no Brasil, quer no plano de pesquisas promovidas pela UNESCO; quer em seminários e encontros também acionados pela UNESCO e seus parceiros.  531k versão 5 4 de jul de 2010 16:49 Administração Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
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Capítulo 6 - a importância da democracia  1723k versão 5 4 de jul de 2010 14:02 Administração Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
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