Rede Brasileira

A Rede é uma articulação de 14 Centros e Institutos de Juventude e tem como finalidade ser apoio de serviço às organizações de juventude e, de modo especial, às Pastorais de Juventude do Brasil, através da formação, assessoria e pesquisa.

Os Centros e Institutos que compõem a Rede Brasileira têm sua organização autônoma e diversa. Alguns de responsabilidade de Congregações Religiosas, outros sob a responsabilidade de uma só Congregação e outros, ainda, como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

A Rede realiza encontros bienais, participando, igualmente, dos encontros de uma Rede similar: a Rede Latino-Americana de Centros e Institutos de Juventude (você pode encontrar mais informações no site: http://redelatina.marista.edu.br).

Quanto à comunicação e articulação há, sempre, Centros ou Institutos responsáveis, coordenando os encontros e favorecendo a comunicação.

A Rede Brasileira é uma articulação que crê na juventude e opta por um modelo de Igreja e de evangelização comprometida com a juventude e os pobres e, por isto, organiza seus esforços para sustentar e apoiar a organização das Pastorais de Juventude que tem os/as jovens como protagonistas de sua ação, trabalhando as dimensões e os processos de uma formação integral.

Projetos Comuns da Rede:

Pós-graduação em adolescência e juventude no mundo contemporâneo: o primeiro mais visível elo comum amadurecido entre a Rede foi o Curso de Especialização em Juventude, hoje coordenado pela Casa da Juventude, em parceria com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). O Curso tem formado pessoas ("especialistas") de vários Estados do Brasil e do exterior. Seu objetivo é aprofundar o conhecimento teórico, prático e científico sobre a adolescência e juventude contemporânea, capacitando formadores/as, educadores/as e outros/as profissionais frente ao fenômeno juvenil, às políticas públicas e às práticas sociais que se impõem nos diferentes níveis: local, regional, nacional e internacional. Em sua 5ª turma, o Curso pretende continuar sendo referência para a prática de agentes que lidam com assuntos específicos da juventude, tendo em vista a construção de "um outro mundo possível".

Publicações e Subsídios: elaboração, divulgação, distribuição de subsídios em comum dos Centros e Institutos e do Setor Juventude da CNBB. A Coleção Na Trilha do Grupo de Jovens e materiais produzidos em parceria com o Setor Juventude da CNBB como subsídios para Semana da Cidadania, Semana do Estudante e DNJ são alguns dos serviços prestados à juventude em termos de publicações e subsídios.

 

Comments